Mundo

Ex-Google alerta sobre "porcarias" em redes sociais

Ferramentas são projetadas para viciar os usuários. Link para entrevista completa.

<b>Reprodução</b> Tristan Harris
Reprodução Tristan Harris
<b>Reprodução</b> Página de entrevista na Veja
Reprodução Página de entrevista na Veja
Por Veja - Google
Publicado em 09/12/2016

Tristam Harris, que já integrou equipe do Google e de outras empresas de tecnologia, diz na revista Veja (data de capa 7/12/2016) que os produtos do Vale do Silício, como o Facebook, são projetados para viciar os usuários. Netflix e afins competem até mesmo com o nosso sono”.
Ex-Google cria organização para alertar sobre o junk food ("porcarias", "besteiras") digital
Ex-funcionário também da Apple, Tristan Harris diz que os produtos do Vale do Silício são projetados para viciar os usuários, segundo Filipe Vilicic, na Veja.
Críticas às novidades tecnológicas costumam vir de fora do Vale do Silício, e quase sempre partem de segmentos ameaçados pelo inexorável avanço da era da internet, mas vez por outra o ataque vem na forma de fogo amigo. É o que se pode dizer do designer americano Tristan Harris, 32 anos. Fundador da Apture, que fornecia um serviço de publicação a clientes como o The New York Times, ele vendeu a startup ao Google em 2011 e passou, então, a ser funcionário do gigante de buscas — já tendo, antes, batido ponto na Apple.
Harris é do métier. Há três anos, quando se pôs a analisar como os produtos das empresas do Vale do Silício estavam sendo desenhados para sequestrar o tempo dos usuários, e não para auxiliá-los a alargá-¬lo, decidiu redigir um trabalho com essa ideia — que logo se espalhou entre os seus colegas. No ano passado, Harris pediu demissão do Google e passou a se dedicar à criação da organização Time Well Spent (Tempo Bem Gasto), que alerta sobre os perigos das inovações digitais e, como conta em entrevista na edição de VEJA desta semana (7/12/2016), propõe transformar o modus operandi do setor.


MOVIMENTO “TIME WELL SPENT”

Na internet, Tristan Harris é apresentado como líder no movimento "Time Well Spent" (http://timewellspent.io), para a tecnologia projetada para melhorar nossa humanidade. Em vez de uma economia de "tempo gasto", onde os aplicativos e sites competem por quanto tempo eles levam da vida das pessoas, a Time Well Spent espera reestruturar o design para que os aplicativos e os sites concorram para nos ajudar a viver de acordo com nossos valores.

Tristan Harris foi um criador de produto em Google até 2016. Estudou como a tecnologia influencia a atenção, o bem estar e o comportamento de um bilhão dos usuários. Ele liderou projetos com equipes de produtos, incluindo uma reunião entre os principais designers de produtos do Google e o mestre zen Thich Nhat Hanh, porta-voz internacional da Mindfulness.

O trabalho de Tristan Harris foi apresentado na revista Atlantic, Economist Magazine, NYTimes, Der Spiegel, New York Review of Books, TED, Rue89, entre outras publicações.

Anteriormente, Tristan foi executivo-chefe e co-fundador da Apture, que o Google adquiriu em 2011. Apture permitiu a milhões de usuários obter instantâneas, explicações on-the-fly, sem deixar o seu lugar, através de uma rede de editores de um bilhão de páginas vistas por mês.

Tristan Harris possui várias patentes de seu trabalho na Apple, Wikia, Apture e Google. Graduou-se na Universidade de Stanford com um diploma em Ciência da Computação, focado em interacção Homem-Computador, enquanto estudava economia comportamental, psicologia social, mudança de comportamento e formação de hábitos.

LINKS DA VEJA (ACESSO PARA ASSINANTES)

https://acervo.veja.abril.com.br/index.html#/edition/41988?page=102&section=1

https://acervo.veja.abril.com.br/index.html#/edition/41988?page=104&section=1