Região

Prefeito descerra placa da Univesp. "Muitas outras virão"

Cerimônia de descerramento de placa inaugural da Univesp-Polo Morungaba aconteceu segunda-feira (21).

<b>Reprodução</b> Placa
Reprodução Placa
<b>Reprodução</b> Inauguração
Reprodução Inauguração
Por O Morungaba - Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Publicado em 23/08/2017

Estância de Morungaba (22/8/2017) - A importância da educação na sociedade foi destacada pelo prefeito da Estância de Morungaba, Marquinho de Oliveira, que é professor, na cerimônia de inauguração da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a Univesp – Polo de Morungaba, segunda-feira à noite, dia 21 de agosto, no Centro de Integração de Ensino Fundamental (CIEF), no Bairro do Santo Antônio.

“A educação e o conhecimento são essenciais para a vida de cada um. Essenciais para enfrentarmos as dificuldades do dia-a-dia, para nos relacionarmos na sociedade, na política, no trabalho, na religião de cada um; para criarmos filhos adaptados ao mundo; para entendermos a importância da meritocracia; para termos uma vida digna e melhor. A educação é essencial para tirar o Brasil da crise, para recolocar o país nos trilhos na política, na economia, em tudo”, disse o prefeito, ao lado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia de Oliveira, do presidente da Câmara Municipal, Júlio César de Moraes, do vice-prefeito Luís Fernando Miguel e de sua esposa Eliana Luvison Miguel, da diretora municipal de Educação, Esportes e Lazer, Leninha Spiguel Polizello, da irmã Maria Aparecida Massi, das Servas da Caridade, demais vereadores e autoridades convidadas.

No discurso, Marquinho de Oliveira destacou o relato de uma mãe que o procurou agradecida, pois o filho, ao perder seu emprego, não pôde seguir estudando Engenharia de Produção. Agora, com o curso gratuito na Univesp – Polo Morungaba, ele está novamente matriculado, como um dos 50 alunos que inicia curso quinta-feira, dia 24 de agosto.

Recordando que a Estância de Morungaba é o único município com menos de 20 mil habitantes contemplado com o polo universitário gratuito da Univesp, graças ao apoio recebido do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, vice-governador Márcio França, e do governador Geraldo Alckmin, a quem Marquinho de Oliveira muito agradeceu.

“Um agradecimento especial aos amigos Danilo Machado e Professor Bocalon (diretor administrativo da Univesp), por confiarem na minha palavra de que eu não iria decepcionar e que o polo Morungaba seria uma realidade. Foram quase 900 pessoas que se inscreveram nos cursos (Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Licenciatura em Matemática e Pedagogia) e realizaram o vestibular da Fuvest – por sinal, estava bastante difícil -, dos quais 200 foram aprovados e hoje já estão matriculados”, afirmou o prefeito.

Segundo ele, Morungaba pode se orgulhar de ter o Polo Universitário da Univesp, instituição do padrão das melhores faculdades do mundo, com ensino gratuito. “Pode ficar ainda mais feliz com a possibilidade de termos, em 2018, mais quatro novos cursos, em parceria com a Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: Gestão Pública e Jogos Digitais, no primeiro semestre, e Administração de Empresas e Contabilidade, no segundo semestre”.

Ao final do discurso, Marquinho de Oliveira agradeceu “imensamente a Deus” e a todos os presentes, a exemplo de diretores municipais, professores coordenadores e estudantes que, na segunda-feira (21) iniciaram o curso de Licenciatura em Pedagogia.