Região

100 dias, recolocando a Estância de Morungaba nos Trilhos

Prefeito da estância apresenta balanço da gestão 2017-2020, revela muitas realizações e começa a por em prática o que planejou para administração. A festa de 129 anos do município, em junho, já é preparada, com destaque para o 1º Morungaba Rodeo Fest

<b>Reprodução</b> Marquinho-Sônia e Fernando-Eliana no Centro de Referência do Idoso
Reprodução Marquinho-Sônia e Fernando-Eliana no Centro de Referência do Idoso
Por O Morungaba - Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Publicado em 10/04/2017

“Todo início de administração municipal, tradicionalmente, é difícil. Há um tempo natural de adaptação da nova gestão e sua equipe. Na Estância Turística de Morungaba, nossas dificuldades iniciais aumentaram, com herança de várias dívidas, problemas de manutenção e de limpeza de escolas e calçadas, desperdício em contas de água etc. Aos 100 dias, com o esforço de todos nós, funcionários e equipe de administração, com a colaboração da população, que exemplarmente participou de mutirões de limpeza, estamos superando os problemas iniciais e recolocando a cidade nos trilhos. Mesmo assim, é provável que tenhamos dificuldades futuras, diante de queda de arrecadação na maioria das atividades econômicas do Brasil, fato que aflige todos os municípios”.

É assim que o prefeito Marquinho de Oliveira, de posse dos relatórios de atividades de 100 dias da gestão 2017-2020, completados segunda-feira, 10 de abril, resume seu início de governo. Na mesma data, a Prefeitura inicia uma “operação tapa-buracos”, utilizando asfalto quente. Semana passada, a Prefeitura iniciou campanha de vacinação preventiva contra a febre amarela e aplicou “fumacê” (inseticida) em todos os bairros da cidade, para espantar pernilongos e insetos transmissores de doenças.

“Já fizemos muita coisa em todas as áreas. No final de março, por exemplo, conseguimos R$ 600 mil em recursos para a saúde e pavimentação. No início de abril, recebemos a notícia de que o Ministério da Saúde vai contemplar Morungaba com a construção de uma unidade própria do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial sobre Álcool e Drogas, que atualmente funciona em prédio alugado pela Prefeitura”, comenta Marquinho de Oliveira.

O prefeito da estância enaltece o trabalho de toda de sua equipe e destaca também as diversas ações do Fundo Social de Solidariedade, presidido por Sônia de Oliveira, sua mulher. “A administração recebeu o Fundo praticamente esvaziado. Sônia, então, fez eventos de arrecadação de alimentos, como a apresentação de filmes para as crianças em férias escolares, no Teatro Municipal “Fioravante Frare”. O evento que marcou o Dia Internacional das Mulheres teve amplo destaque.

1º MORUNGABA RODEO FEST

Marquinho de Oliveira lamenta que, em dificuldades financeiras, a Prefeitura teve de cancelar eventual patrocínio do Carnaval 2017 em Morungaba.

“Mas vamos fazer um belo espetáculo, em junho/julho, durante as comemorações dos 129 anos do município. Vamos ter o 1º Morungaba Rodeo Fest, a nossa 29ª Festa do Peão de Boiadeiro, acompanhada de uma programação diversificada de eventos. Por isso mesmo, e pelo nosso destacado clima, estamos dedicando forte atenção ao desenvolvimento turístico da estância, com diversas ações, a exemplo da revitalização e adequação de segurança no Parque Ecológico “Pedro Mineiro”, fechado temporariamente”.

Marquinho de Oliveira lamenta também a ocorrência recente de ataque de grupos que explodiram e assaltaram, em abril, os caixas do Banco do Brasil e do posto de atendimento do Bradesco, existente na Prefeitura. As bombas derrubaram também uma parede que separava o posto da Diretoria Municipal de Obras e Serviços.

Já no dia do assalto, um sábado, a administração municipal providenciou a limpeza das áreas atingidas, e fez consertos de emergência. “Agimos rapidamente até para tranquilizar a população, muito assustada com a ação, recorda o prefeito Marquinho de Oliveira, que pediu, já em março, o aumento do efetivo de policiais militares, de nove para onze. Nossas câmaras de monitoramento contribuíram com a investigação policial sobre o ataque”, afirma.


O prefeito da estância enfatiza, ainda, sobre os 100 dias de governo, a adesão do município ao Cismetro - Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas - Norte, parceria firmada com a finalidade de realizar ações conjuntas em saúde, fomentando qualidade e agilidade aos serviços públicos prestados à população. O Cismetro cria a possibilidade de contratação de mais médicos e profissionais. “Também colocamos em implantação uma reforma administrativa, que dê eficiência à Prefeitura, e reorganizamos o sistema educacional da estância”.

CASAS POPULARES

O prefeito e o vice-prefeito Luís Fernando Miguel estão empenhados também em regularizar o Distrito Industrial e acompanham atentamente a liberação da construção de 204 novas casas populares em Morungaba – obras que dependem de recursos do Governo do Estado.

Marquinho de Oliveira acrescenta que a estância tem participado ativamente de encontros no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas – CDRMC, do Circuito das Frutas e da Aprecesp - Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo, para garantir apoio político e financeiro para a cidade.

O importante, na opinião do prefeito, é que agora a administração municipal tem conhecimento de toda a situação financeira e organizacional da Prefeitura. “Já vamos começar a colocar em prática aquilo que planejamos para a nossa estância”.

Marquinho de Oliveira disse mais, ao fazer um balanço dos 100 dias da gestão (2017-2020):

“Tenho ido atrás de recursos no Governo do Estado e em Brasília; tenho feito encontros para atrair empresas para nosso município, gerando desenvolvimento, empregos e renda para a população. Afinal, como dissemos no primeiro dia de mandato “Somos todos Morungaba” e vamos construir, juntos, o nosso futuro”.

LEIA MAIS NOS RELATÓRIOS DETALHADOS - CLIQUE NO LINK ABAIXO.

http://morungaba.sp.gov.br/secretarias/diretoria-de-administracao/noticias/gestao-2017-2020-100-dias-recolocando-a-estancia-de-morungaba-nos-trilhos/195#.WOtR0vkrLIU