Região

“Fumacê” e combate à febre amarela em Morungaba

A pulverização por inseticida será realizada dias 4 e 5 de abril. Conheça a programação. A campanha contra a febre amarela é dividida em etapas. Não há casos em pessoas e também não foi encontrado macaco com a febre amarela em Morungaba

<b>Reprodução</b> O pernilongo da dengue
Reprodução O pernilongo da dengue
Por O Morungaba - Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Publicado em 05/04/2017

Na terça-feira (4) e na quarta-feira (5), a Vigilância Sanitária da Estância Climática de Morungaba realizará “fumacê” na cidade. Pede-se que os moradores, ao atender os aplicadores, abram portas e janelas de suas casas. Um cronograma de aplicação de “fumacê”, nos bairros locais, foi montado – ele poderá atrasar ou adiantar, dependendo da movimentação das equipes.

O “fumacê” é a denominação popular da pulverização de inseticida pelas ruas e residências, para matar pernilongos e mosquitos que transmitem dengue, zika e chikungunya e febre amarela, a exemplo do Aedes aegypti.

O inseticida utilizado no fumacê é o malathion. Não se deve ficar exposto ao inseticida por longo tempo ou corriqueiramente. Por isso, aconselha-se que, quando o inseticida é jogado em residências, os moradores deixem o local junto com seus animais de estimação.
A empresa DLP – Dedetizadora e Limpadora Pedreira Ltda. é a responsável técnica pela nebulização, autorizada de funcionamento pela Vigilância Sanitária n° 353710701-812-000001-1-6.

RELAÇÃO DO FUMACÊ POR BAIRROS

Dia 4/4 /2017 – TERÇA-FEIRA

Brumado II
Barra Mansa
Brumado
Jardim Amélia
São Benedito
Jardim do Parque
Lagos de São Pedro
Santo Antônio

5/4/2017 – QUARTA-FEIRA
Cecap
Jardim Ana
Vila Mariana
Vila Nova
Bairro Clube de Campo
Centro

VACINAÇÃO PREVENTIVA CONTRA A FEBRE AMARELA

Uma campanha de vacinação contra a febre amarela, primeiro para os profissionais de saúde nela envolvidos, depois na zona rural e, por fim, toda a população do município, está sendo desencadeada na Estância Climática de Morungaba, em estratégia preventiva.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em nota de Diretoria Municipal de Saúde, não há casos em pessoas e também não foi encontrado macaco com a febre amarela em Morungaba. Porém, a estância faz limite com cidades que apresentam macacos infectados (Amparo, Tuiuti e Campinas-Sousas). Por isso, foi determinada a execução de Campanha de Vacinação para toda a população, em etapas.

ÁREA DE RISCO

As pessoas que irão viajar para área de risco devem procurar o Centro de Saúde. A aplicação da vacina continua de terça-feira e quinta-feira, as 8h. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo. Pessoas acima de 60 anos, só com carta médica. A população é aconselhada a usar sempre repelente.